No dia 9 de julho o Parque Mayer foi palco, 40 anos depois, de um evento de boxe, que marcou o regresso da modalidade a um espaço onde era presença assídua nos anos de 1940 e 1950 e mais tarde na década de 70. "Tinha uma expectativa alta em relação ao evento, ainda assim, superou o número de pessoas presentes que estava à espera", disse-nos Pedro Matos, organizador do evento em parceria com a Freguesia de Santo António.

José Carlos, sentado numa das cadeiras mais próximas do ringue, assistia aos combates com a emoção de quem queria muito este regresso: “Era uma das atividades que mais fazia em conjunto com o meu pai. Vir ao Parque Mayer e assistir a isto, tantos anos depois, é voltar ao passado e à minha infância e adolescência. As memórias são muitas e todas estão hoje aqui presentes”.

Num momento onde, além dos combates profissionais, se homenagearam antigos atletas, Pedro confidenciou-nos que "foi espetacular. Era algo que já tinha em mente concretizar há algum tempo. Agradeço todo o apoio e confiança da Junta de Freguesia nesta iniciativa e em realizá-la no centenário do local. Foi ainda mais especial".

O atleta contou-nos que gostaria de conseguir trazer ao Parque Mayer eventos de boxe com maior regularidade. "O boxe nacional ganharia muito e sem dúvida que iria trazer muita "vida" ao local".

Nesta tarde de sábado, mais de 500 pessoas estiveram no Parque Mayer a assistir a este evento, todas com a sensação que se cumpriu um desejo já antigo: O boxe regressou ao parque!

“Espero que se consiga reerguer o Parque Mayer e que se consiga também trazer as atividades e a vida que este espaço tinha. Quero acreditar que esta celebração dos seus 100 anos marca uma viragem na forma como se olha este espaço e que mais pessoas acreditem no seu potencial e na importância de o trazer de volta”, diz Frederico Santos, um dos espectadores que não quis faltar a este dia.