Freguesia de Santo António é distinguida com Selo Comunidade Pró-Envelhecimento 2022-2024

Freguesia de Santo António é distinguida com Selo Comunidade Pró-Envelhecimento 2022-2024

A Freguesia de Santo António foi distinguida com o Selo Comunidade Pró-Envelhecimento 2022-2024, iniciativa da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), que pretende reconhecer e distinguir as Comunidades portuguesas, cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

Mais um reconhecimento a somar-se a tantos outros em que a nossa Freguesia foi distinguida. Pelas Pessoas, Sempre, e sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos nossos fregueses. 

Este foi um prémio reconhecido à Freguesia de Santo António sendo que esta procura promover a capacitação das organizações para a intervenção com vítimas de fraude financeira, de violência ou de abuso físico, sexual ou psicológico. O Espaço Júlia é exemplo disso, uma cooperação entre a Polícia de Segurança Pública e o Centro Hospitalar de Lisboa Central que funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano. 

O prémio foi ainda reconhecido à autarquia pelos apoios – materiais e financeiros – para realizar mudanças nas habitações, dando resposta às necessidades dos cidadãos. O Projeto Vassouras & Companhia ajuda pessoas com mais de 65 anos que vivem em situações de dependência ou isolamento da freguesia. De forma a que hajam respostas específicas às necessidades de cada um, foi também criado o Projeto “Os Padrinhos de Santo António”.

Foi também graças aos diversos planos estratégicos e programas de incentivo à atividade física regular que a Freguesia foi premiada, sendo exemplo disso as aulas de Estimulação Física e Motora, que acontecem no Centro Social Laura Alves e que são principalmente dirigidas aos seniores.

É ainda importante referir os vários planos estratégicos e programa de promoção da literacia sobre o bem estar, a saúde, e o envelhecimento – tendo sido nesse âmbito criado o Projeto Farol – Saúde Mental, de forma a ajudar à sensibilização de questões relacionadas com a prevenção da saúde mental, através de um conjunto de publicações de sensibilização divulgadas nos canais de comunicação digitais da freguesia. As atividades ocupacionais desenvolvidas no Centro Social Laura Alves podem ainda referir-se, as quais perspetivam a promoção de um estilo de vida saudável. 

Os Programas de formação para cuidadores informais contribuíram também para o reconhecimento desde prémio, com uma proposta de formação de forma a capacitar para a prestação de cuidados familiares (apoio domiciliário qualificado).

A Freguesia de Santo António realiza ainda, regularmente, atividades que promovem a interação intergeracional, tendo como objetivo o enriquecimento mútuo – é com esta missão que as Subunidades de Educação e Ação Social se unem num projeto que, para além de apoiar famílias, constrói pontes entre a geração das crianças do pré escolar e a geração dos seniores da Freguesia.

Os programas educacionais, que ajudam os cidadãos a compreender o seu envelhecimento e a planeá-lo a partir do ponto de vista financeiro, habitacional, educacional, laboral e de saúde são também um exemplo a referir. São várias as dinâmicas que o Centro Social Laura Alves desenvolve que privilegiam os contactos diários diversificados entre utentes de Centro de dia, equipa de apoio e comunidade local. 

As políticas públicas, planos estratégicos e programas dirigidos às populações seniores são ainda importantes: os Postos de Atendimento disponíveis ou as plataformas disponíveis para reportar ocorrências são também uma forma de contributo dos, e para com os cidadãos.

O Emprego Ativo + 55 trata-se ainda de uma outra iniciativa que proporciona  formação para áreas do Turismo e Serviços, permitindo deste modo que a população desta faixa etária e seguinte, possa capacitar-se para a mudança de área profissional.

A OPP perspectiva as Comunidades como contextos de vida de excelência para a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, com o objectivo último de construirmos uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos e cidadãs, durante todos os momentos do ciclo de vida.