Jornadas Mundiais da Juventude 2023

“Há quem lhe chame a mais bela invenção de João Paulo II. Em 1984, o Papa quis organizar um encontro no Domingo de Ramos, em Roma (...). Esperavam-se 60 mil peregrinos. Acorreram 250 mil de muitos países." E foi assim que começaram as Jornadas Mundiais da Juventude.

 

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é, então, um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É uma expressão da Igreja Universal e procura promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo. 

Tendo os jovens como protagonistas, é um novo impulso à fé, à esperança e à caridade de toda a comunidade do país de acolhimento. Ainda que tenham uma identidade católica, as Jornadas Mundiais da Juventude são abertas a todos, mais próximos ou distantes da igreja e visam proporcionar uma experiência universal ao fomentar o encontro pessoal com Jesus Cristo.

A sua primeira edição realizou-se no ano de 1986, e desde então, acontece todos os anos a nível diocesano. A cada dois, três ou quatro anos, ocorre como um encontro internacional que reúne milhares de jovens que são acolhidos em instalações públicas (como ginásios ou escolas) e paroquiais, ou em casas de famílias. Os jovens inscritos têm momentos de oração, partilha, lazer e participam em diversas iniciativas em diferentes locais da cidade. Os pontos altos são as celebrações (atos centrais), que contam com a presença do Papa –, tais como como a cerimónia de acolhimento e abertura, a via-sacra, a vigília e, no último dia, a missa de envio.

Acontece, ainda, um encontro antes da semana da JMJ: o “Dias nas dioceses”. Este, consiste na integração dos jovens nas comunidades paroquiais, nas várias dioceses do país ou de países vizinhos, onde ficam a conhecer melhor o país que os acolhe e as igrejas locais. Na JMJ Lisboa 2023, a pré-jornada terá lugar de norte a sul de Portugal, incluindo as ilhas.

Pode consultar o programa aqui.