Notícias
Projeto Social "Mundo a Sorrir" já realizou mais de 5.000 consultas e 12.000 tratamentos
Desde que iniciou a sua atividade, em 2018, a Clínica de Saúde Oral da Freguesia de Santo António já fez mais de 5000 consultas e mais de 12.000 tratamentos, tendo ajudado diretamente mais de 3000 pessoas.
Em 2018, a Freguesia de Santo António e a “Mundo A Sorrir”, uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, inauguraram o projeto "C.A.S.O". (Centro de Apoio à Saúde Oral) com o objetivo de melhorar a saúde oral dos fregueses de Santo António.
A Clínica de Saúde Oral sedeada no Centro Social Laura Alves, frente à sede da própria Freguesia, tem como objetivo a reinserção das populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica, através da prestação de cuidados de saúde oral e do acompanhamento psicossocial, com um custo nulo ou simbólico.
“Foi uma aposta que fizemos na altura, com o co-financiamento da Câmara Municipal de Lisboa” – recorda Vasco Morgado, Presidente da Freguesia de Santo António, adiantando que “é um projeto muito meritório, onde as pessoas pagam o que podem, e muitas vezes, sendo sinalizados pelos serviços, não pagam nada” afirmando que se sente “sempre muito satisfeito quando inovamos e vemos um projeto de cariz social a ter este êxito e realmente servir para ajudar as Pessoas. A Freguesia de Santo António, desde o seu início, tem projetos diferenciadores e que tem feito a diferença na sua comunidade, o que é sempre uma honra e um dever”.
O projeto “Clinica de Saúde Oral”, a par da função de tratamentos, também desenvolve ações de promoção e prevenção de saúde oral e incentivo a hábitos de vida saudável nas Escolas Básicas da Freguesia – exemplo do Dr. Dentinhos, que vai às escolas para ensinar e incentivar boas práticas de higiene oral.