Espaço Júlia recebe visita da Ministra da Juventude e Modernização

Margarida Balseiro Lopes visitou esta quarta-feira o Espaço Júlia. O encontro permitiu conhecer, no terreno, o trabalho desenvolvido por este espaço, no ano que marca o seu 10.º aniversário. A visita deixou a promessa de replicar pelo país projetos como este.

Na manhã de 8 de janeiro, o Espaço Júlia recebeu a Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

"Este é um exemplo extraordinário do que é um trabalho em equipa. Fiz questão de vir cá porque me permite agradecer o trabalho que faz. E em segundo lugar, a necessidade que temos de replicar este espaço no resto do país.", disse a Ministra na ocasião.

Para a Ministra a “vontade política é fundamental”, sendo crucial que “os responsáveis políticos reconheçam o trabalho feito neste tipo de espaços”.

“Mais de 50% da cidade de Lisboa recorre a este espaço. A cooperação entre estas três entidades é muito importante. A vontade política também.”, explicou o presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado.

A visita contou com a presença da Diretora Técnica do Espaço Júlia, Inês Carrolo; a presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Sandra Ribeiro; o Superintendente Pedro Sousa, Diretor do Departamento de Operações da Polícia de Segurança Pública de Lisboa; e o Subintendente Iuri Rodrigues, Comandante da 1.º Divisão do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa.

O Espaço JÚLIA – RIAV (Resposta Integrada de Apoio à Vítima), inaugurado em julho de 2015, é um espaço único de intervenção e acompanhamento a vítimas de violência doméstica e vítimas particularmente vulneráveis, que oferece um atendimento especializado, feito por técnicos de apoio à vítima da Freguesia de Santo António - Lisboa conjuntamente com agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) e técnicos da Unidade Local de Saúde de São José, Hospital de Santo António dos Capuchos.

O seu nome é uma homenagem a Júlia, idosa que vivia na mesma rua deste equipamento social e que - a 25 de setembro de 2011 - aos 77 anos foi assassinada pelo marido num ato de violência doméstica. Estavam casados há mais de 30 anos.