Nova sede da Ordem dos Farmacêuticos Lisboa

Sabia que, existe um edifício que carrega a memória de mais de 120 anos de história, na Freguesia de Santo António?

No dia 23 de setembro, a Ordem dos Farmacêuticos inaugurou a sua nova sede, na Rua da Sociedade Farmacêutica.

A cerimónia, realizada em honra da profissão farmacêutica, assinalou o início de uma nova etapa para a instituição.

Da Botica do Hospital de São José à Sede Centenária

A história deste edifício começa em 1835, na Botica do Hospital de São José, em que nasceu a Sociedade Farmacêutica Lusitana (SFL) – entidade que, hoje, a Ordem dos Farmacêuticos (OF) reconhece como sua continuadora. Até o final do século XIX, a Sociedade transitou por diversas casas alugadas, culminando no desejo de conquistar uma “casa” própria.

Em janeiro de 1900, o anúncio da instalação da sua primeira sede fez-se ouvir. E foi então que em fevereiro do ano seguinte (1901), a SFL inaugurou a sua sede - um marco que selou o compromisso dos farmacêuticos com a permanência e o progresso.

Localizado numa zona entre o Marquês de Pombal e o Campo dos Mártires da Pátria, o edifício situa-se no gaveto formado pela Rua Bernardim Ribeiro e pela antiga Rua n.o 4 do Bairro Camões, que passou a denominar-se Rua da Sociedade Farmacêutica, em reconhecimento aos serviços prestados pela instituição.
Com o passar dos anos, o edifício mostrou sinais de desgaste.

No início dos anos 80, sob a liderança do bastonário Alfredo Albuquerque, medidas de conservação e de reforço da segurança foram implementadas.

Uma década depois, surgiu a oportunidade de adquirir o prédio contíguo, um imóvel que prometia integrar a nova sede – um projeto que nunca chegou a concretizar-se. Diversos grupos de trabalho, ao longo dos anos, estudaram alternativas sustentáveis para acolher a casa dos farmacêuticos, preservando a sua identidade e história. Os estudos técnicos para a recuperação do edifício na Rua Bernardim Ribeiro iniciaram-se em 2014, marcando o início de uma nova etapa.

Em 2016, os trabalhos alargaram-se, culminando num Concurso Público de Conceção do Projeto de Arquitetura que foi aprovado e concretizado.

No dia 15 de janeiro, o presidente da Freguesia de Santo António Vasco Morgado, visitou a nova sede da OF, com a presença do bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Hélder Mota Filipe, na Rua da Sociedade Farmacêutica.

A casa dos farmacêuticos, permanece então como testemunho vivo de um percurso que se estende por quase dois séculos, homenageando esta profissão e preservando a história e memória dos farmacêuticos lisboetas.


Recordando as palavras do farmacêutico brasileiro Carlos Drummond de Andrade:

“Para o farmacêutico, amar não é apenas o verbo transitivo direto que se aprende a conjugar, nas escolas. Amar é ação. A ação de servir, a qualquer hora de qualquer dia e em qualquer lugar. É cuidar, é promover a saúde, é salvar vidas".