Cultura e Desporto como companhia de férias de Natal

Cultura e Desporto como companhia de férias de Natal

“Acho fundamental as férias agruparem todas as áreas, tanto cultural como desportiva, porque são áreas fundamentais para a construção de cada pessoa e devem ser cultivadas desde pequeninos”. É assim que, Rita Pinto, mãe de três filhos, justifica a sua escolha em os inscrever nas Férias de Natal da Freguesia de Santo António.

A iniciativa, sob a alçada do Departamento da Cultura e Desporto, surge este ano pela primeira vez como resposta à necessidade de ocupação de tempos livres num espectro de idades diferenciado de outras ofertas existentes, mesmo no seio da própria Freguesia.

“A oferta nesta zona é muito escassa para os miúdos, sobretudo na idade dela”, desabafou Sónia Velosa, mãe de uma jovem de 13 anos. “E quando se trabalha, e se tem horários complicados, temos muita dificuldade em saber onde os deixar e o que arranjar para eles estarem ocupados”, concluiu.

Este ano, para Sónia e outros pais e encarregados de educação, essa questão ficou de mais fácil resolução. Entre 19 de Dezembro de 2016 e 2 de janeiro de 2017, crianças a partir dos 4 e os jovens até aos 16 anos, tiveram a oportunidade de desfrutarem de umas férias de Natal únicas.

“Quisemos mesmo juntar esta diversidade de idades porque as famílias estão cada vez mais distantes umas das outras e há ausência de convivência entre primos de idades diferentes”, justificou Filipa Veiga. Para a coordenadora do pelouro da Cultura e Desporto da Freguesia de Santo António, “é importante esta dinâmica de responsabilização e relação entre mais velhos e mais novos”.

Mas foi também um desafio no que se refere “a encontrar atividades inovadoras e apelativas para ambos os grupos”, adiantou. Um desafio ganho e que agregou várias atividades “dentro de portas” que fizeram as delicias dos miúdos.

Visitas a Museus (como: News Museum , MAAT- Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Arte Antiga, Carris, Moeda e Damião Cosme - Benfica), a Monumentos Nacionais (Palácio da Vila de Sintra, Mãe de Água, Patriarcal e Aqueduto) e atividades desportivas (Bounce e Rocódromo), estiveram no calendário de ocupação dos tempos livres do grupo que reuniu uma média de 40 crianças e jovens.

Para Tiago Franco, monitor da Freguesia de Santo António, “o balanço destas férias não poderia ser mais positivo. Pelas atividades e porque, apesar de ser a primeira vez que nesta altura do ano se faz este tipo de oferta, os participantes já se conhecem de outros projetos e tornaram muito fácil a dinâmica de grupo”.