Cruz Vermelha de Gaia visita Mercearia Social

Cruz Vermelha de Gaia visita Mercearia Social

A Mercearia Social – VALOR Humano recebeu a visita da Cruz Vermelha de Vila Nova de Gaia, que pretende replicar o modelo de resposta social à realidade gaiense.

O projeto do Departamento de Ação Social da Freguesia de Santo António já é considerado, junto dos seus pares, como um modelo de boas-práticas em termos de resgate da dignidade do individuo em situação de carência financeira.

Neste sentido, a replicação do modelo, mediante a sua adaptação à realidade para se dirige, começa a ser equacionada por outras entidades – como é o caso da Cruz Vermelha de Vila Nova de Gaia.

“Este tipo de aproximação, no sentido de outras entidades poderem beber desta experiência - que ainda, também, nós estamos a construir mediante as necessidades e ideias que vão surgindo, neste pouco mais de um ano de vida - é para nós um motivo de grande satisfação”, assegura Vasco Morgado Jr. Para o presidente da Freguesia de Santo António, “é sinal de trabalho bem feito ao serviço de quem mais precisa”.

Para o vice-presidente da Cruz Vermelha de Vila Nova de Gaia, José Lopes, “o balanço da visita foi muito positivo, no sentido de conhecer a experiência - que é muito interessante e com objetivo de, efetivamente, estudarmos a hipótese de construir um modelo próprio de funcionamento baseado neste da VALOR Humano”.

No território de Gaia, a CVP presta apoio direto a 200 famílias.