Prémio Literário Luís Vilaça apresenta antologia de contos

Prémio Literário Luís Vilaça apresenta antologia de contos

Esta quinta-feira, 28 de outubro, decorreu o encerramento da 1ª edição do Prémio Literário Luís Vilaça na Dona Ajuda, no antigo Mercado do Rato, e o lançamento da sua segunda edição. No evento marcaram presença João Neves, presidente da Assembleia de Freguesia de Santo António e Diogo Moura, vereador da Câmara Municipal de Lisboa (CML).


O concurso, aberto a 28 de outubro de 2020, incitou os participantes a enviarem os seus melhores contos, dos quais dez foram compilados numa coletânea que foi apresentada no evento.


Nesta antologia é possível encontrar um pouco de tudo: desde “contos de comédia a contos dramáticos”; “uns mais curtos, com duas páginas, outros mais longos, com vinte páginas”, tal como nos conta Sebastião Veloso, secretário do Prémio Literário Luís Vilaça.


Já sobre o prémio, Sebastião explica que este foi criado “em memória de Luís Vilaça, que sempre esteve muito ligado à literatura e à arte”. Nesta primeira edição, receberam 80 candidaturas.


“Os critérios [de seleção] tiveram em conta a escrita, gramática, erros e narrativa. Cada um dos júris selecionou dez contos e, posteriormente, com um sistema de pontos e posições hierárquicas, os dez vencedores foram escolhidos para fazer a antologia”, explica Sebastião Veloso.


Da 1ª à 2ª edição do Prémio Literário Luís Vilaça


De entre os vencedores do concurso encontramos Daniela Costa, que apesar de já ter obra publicada – neste caso o romance Uma Bomba a Iluminar a Noite do Marão – decidiu candidatar o seu conto El Rey D. João II: “Já tinha o conto na gaveta e decidi apresentá-lo para perceber se este tinha algum valor literário”, conta.


Também Pedro Gomes tinha um conto preparado ainda antes do concurso abrir. Candidatou-se com O Jantar, um conto de cerca de três páginas onde predomina o amor familiar.


No evento também esteve presente o escritor Afonso Reis Cabral que, na qualidade de espetador, foi “conhecer novas vozes da literatura e na área do conto”: “Um escritor é um leitor, em primeiro lugar”, afirma.


A 2ª edição do Prémio Literário Luís Vilaça estará a decorrer até 28 de outubro de 2022, altura em que será apresentada uma nova coletânea.