Vasco Morgado marca presença em iniciativa da Associação Salvador

Vasco Morgado marca presença em iniciativa da Associação Salvador

Esta quarta-feira, 20 de outubro, a Avenida da Liberdade foi palco de uma iniciativa da Associação Salvador, que atua na área da deficiência motora. Nesse sentido, alguns membros da associação reuniram-se em frente ao antigo edifício do Diário de Notícias para realizar um percurso onde demonstraram dificuldades de mobilidade nesta zona.
O presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, esteve presente no evento, dado o compromisso da freguesia em nivelar todas as passagens de peões e retirar todos os obstáculos à mobilidade pedonal. A iniciativa contou ainda com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Laurinda Alves, e ainda do ator Ricardo Carriço.


Em conversa com Vasco Morgado e a vereadora da CML o fundador da associação, Salvador Almeida, aponta soluções para as questões de mobilidade da Avenida da Liberdade, referindo a possibilidade de criar uma “freguesia modelo”.


“Tem que haver um planeamento sério de como é que se pode mudar, por onde é que se deve começar para atacar o problema. Nos espaços comerciais, sobretudo, como restaurantes e cafés, às vezes basta uma pequena adaptação, como uma rampa, para se poder entrar. E isso faz toda a diferença”, explica Salvador Almeida.


Numa última nota, o fundador da associação relembra que “a questão da acessibilidade é transversal a todos, não só às pessoas com deficiência, mas também a quem tem mobilidade reduzida”, que pode ser condicionada “pela idade avançada ou uma perna partida temporariamente”, por exemplo.


A iniciativa terminou com uma foto de grupo de todos os participantes, tendo-se distribuindo flyers de sensibilização para a mobilidade de pessoas com deficiência em cafés e restaurantes da zona.