“Histórias num admirável... mundo invisível”

“Histórias num admirável... mundo invisível”

A 24 de maio a Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna recebeu a apresentação do livro de Maria Amélia Loução “Histórias num admirável... mundo invisível”.

O livro infantil conta-nos a história de três heróis que protegem as plantas dos micróbios que lhes querem mal. Estas personagens surgem de uma parceria muito especial: Os netos da autora. “Os meus netos foram parte da minha motivação para escrever este livro. Ajudaram com tópicos e pensaram em histórias para desenvolver”, o que, aleado ao conhecimento básico da autora, fez a história da Rina, Ima e Vico.

Em 2017 Maria Amélia Loução contou estas narrativas no Pavilhão do Conhecimento, e “logo aí, vi o interesse por parte de outros miúdos. Foi nessa altura que comecei a pensar que até era giro fazer a edição do livro”.

E no que respeita à edição, confidenciou-nos que foi uma aventura: “Eu não sabia que ilustrador devia escolher. Como tenho uma série de livros infantis, dei aos meus netos e pedi que escolhessem. Eles escolheram a Sandra Serra”. A ilustradora aceitou de imediato o desafio, já que tinham sido as próprias crianças a decidir!

A autora acredita que a magia deste livro está na forma como foi criado em conjunto com o público ao qual se destinava: As crianças. Os seus netos foram fundamentais para o seu sucesso.