Marchas Infantis de Santo António

O mês de junho é sinónimo de Santos Populares, e os Santos Populares são sinónimo de Marchas Populares, uma tradição há muito tempo existente em Lisboa. 

 

As festas de Santo António são, possivelmente, as mais esperadas por todos. É uma altura em que a cidade está em constante alegria e o ar da capital enche-se de animação, convívio, música, e do cheiro a sardinha assada.

Na noite de 12 de junho, véspera de Santo António, é habitual as Marchas de Lisboa descerem a Avenida da Liberdade para o grande desfile, onde os bairros da cidade mostram os melhores trajes e as melhores coreografias, sendo esta uma tradição que remonta a 1932.

Mas não são só os “adultos” que fazem parte desta história... Até porque de pequeno é que se começa a marchar! Com o apoio das Juntas de freguesia da cidade, os mais pequenos representaram as suas escolas no desfile das Marchas Infantis, promovendo o interesse e o conhecimento pelo património popular da cidade.

Assim, a Freguesia de Santo António foi representada pela Escola Básica Luísa Ducla Soares e pela Escola Básica São José com o tema do Parque Mayer, um espaço tão importante para a Freguesia.

A primeira apresentação das Marchas Infantis aos pais dos “pequenos participantes” decorreu dia 16 de junho no Campo do Passadiço, onde todos fizeram um balanço positivo: enquanto uns afirmaram com orgulho que “todos estiveram muito bem e muito concentrados”, outros referiram “o futuro está nas mãos deles” e que portanto é importante “passar-lhes a tradição”. 

A segunda atuação das crianças foi realizada dia 18 de junho no Parque Florestal de Monsanto, desta vez com as restantes escolas de Lisboa. A madrinha das Marchas, Ângela Pinto, diz ter “gostado muito da experiência” e refere ter aceite o convite para Madrinha “com muito orgulho”, acrescentando ainda que apesar de não ser de Lisboa, tem, desde sempre, “um carinho muito especial pelas suas tradições e cultura”. 

Finalmente, decorreu no dia 25 de junho a grande atuação de todas as Marchas no Parque Mayer, que, passados 91 anos, voltou a dar as boas vindas aos Desfiles.

As crianças da Escola Básica Luísa Ducla Soares e da Escola Básica São José foram dos primeiros a atuar e representaram, mais uma vez, a Freguesia de Santo António da melhor maneira possível. Para além da coreografia, da música escolhida e dos fatos coloridos e rodados que remontam à década de 90, as nossas crianças encheram o Parque Mayer de alegria e espalharam felicidade por onde passaram.

Estas festividades continuam a desempenhar um papel significativo na preservação da identidade cultural de Lisboa, transmitindo às gerações futuras o orgulho pela capital. Como dizem, “Lisboa cidade de tradições”... E que se mantenha assim sempre!

Viva o Santo António! Viva o Parque Mayer!