FESTin no Cinema no São Jorge

Dia 30 de junho, às 15h, no Cinema de São Jorge realizou-se a 14º Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa: “FESTin”.

Esta edição, contou com o Documentário Musical sobre Lupicínio Rodrigues: "Confissões De Um Sofredor" e foi uma sessão especial para idosos.

Este documentário celebra o legado poético de Lupicínio Rodrigues, investigando a contribuição musical e o contexto histórico deste compositor, que nasceu no Rio Grande do Sul e foi autor de sucessos que ultrapassam gerações.

Lupicínio Rodrigues era compositor de canções que utilizavam o sofrimento, traições e desenganos amorosos, estando a sua trajetória contada neste documentário. “Para mim é muito interessante ver como uma pessoa já tão antiga continua a ser tão atual”, refere a freguesa Maria Beja, “foi uma ótima escolha porque nos remete para longe no tempo, mas faz uma passagem até à atualidade” acrescenta.

Dora, também freguesa, diz ter ficado “muito emocionada” sendo que é “do brasil” e que, por isso, gosta muito do compositor. 

A ida dos seniores ao FESTin foi, assim, uma experiência enriquecedora e memorável. Ao participarem no festival, foi possível mergulhar no universo da música e da vida do cantor e compositor brasileiro. Foi uma tarde repleta de emoção, convívio, recordações e aprendizagens.