1ª Reunião Preparatória do Concelho de Alimentação: Por um futuro mais sustentável

A 1ª Reunião Preparatória do Concelho de Alimentação Sustentável da Freguesia (CAS) decorreu dia 18 de novembro, no Auditório Atmosfera M. Com a presença do presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, foram identificadas áreas de atuação, propostas parcerias e projetos que conduzam a uma alimentação mais consciente, saudável, e sustentável.

O encontro teve como objetivo traçar estratégias ambientais para a Freguesia, com foco no Desperdício Alimentar e Alimentação Sustentável. A apresentação do projeto, foi feita por Cecília Delgado e Inês Costa Pereira da Associação Alimentar Cidades Sustentáveis (ACSA).

“Os concelhos não são estanques, são dinâmicos como um Concelho Alimentar. "Isto é muito importante, é fulcral. Através da alimentação conhecemos a realidade social das pessoas", afirmou Cecília Delgado.

Mas afinal o que é um Concelho Alimentar? Um Concelho Alimentar designa um conjunto de pessoas/organização de diversos setores, com o objetivo de planear propor e implementar políticas e ações para melhorar os sistemas alimentares locais, em áreas como a segurança alimentar, sustentabilidade, redução do desperdício, e promoção de alimentação saudável.

Neste caso, o encontro reuniu empresas e instituições de Santo António, como: o Centro Social Paroquial de São Mamede e Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

"A vontade política é muito importante. Isto é muito importante para as pessoas não perderem o norte.", sublinhou o presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, na ocasião.

Entre os temas abordados, destaca-se o delineamento de iniciativas ambientais em diversas áreas de atuação: Literacia Alimentar, Transformação de Alimentos, Consumo de Alimentos, Restauração e Consumo de Alimentos.

Assim, demos os primeiros passos para combater o desperdício alimentar e reforçar práticas alimentares mais sustentáveis.