Notícias
Conselheiro de Estado Luís Marques Mendes visita Espaço Júlia e Mercearia Social Valor Humano
Na tarde de 18 de dezembro, o Conselheiro de Estado, Luís Marques Mendes visitou o Espaço Júlia e a Mercearia Social Valor Humano – dois projetos inovadores da Freguesia.
"Estes dois projetos são muito importantes e têm uma coisa em comum – a preocupação social. É uma forma de promover uma sociedade mais humana. Trata-se de ajudar pessoas. É muito importante”, afirmou Luís Marques Mendes na ocasião.
A visita contou com a presença do presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado; a Diretora Técnica do Espaço Júlia, Inês Carrolo; a Doutora Gabriela Marques Pinto, Diretora Clínica Ajunta do Hospital de Santo António dos Capuchos; o Superintendente Luís Elias, Comandante do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública; o Subintendente Iuri Rodrigues, Comandante da 1a Divisão do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa (COMETLIS); e o Superintendente Pedro Sousa, Diretor do Departamento de Operações da Polícia de Segurança Pública de Lisboa.
A iniciativa permitiu apresentar o funcionamento e objetivo destes projetos, que promovem o apoio e a solidariedade social. Qual a missão destes espaços?
O Espaço JÚLIA – RIAV (Resposta Integrada de Apoio à Vítima) é um espaço específico de intervenção e acompanhamento a vítimas de violência doméstica e vítimas particularmente vulneráveis que oferece um atendimento especializado, feito por técnicos de apoio à vítima da Freguesia de Santo António conjuntamente com agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Por sua vez, a Mercearia Social VALOR Humano, distingue-se por ser o primeiro mercado social a funcionar com moeda própria. A iniciativa pretende apoiar as comunidades
na sustentabilidade e dinamização de projetos sociais. Exclusivamente dirigida aos cidadãos da Freguesia com condições socioeconómicas sensíveis,. “Aqui há várias solidariedades. Quis visitar estes projetos para prestar homenagem ao presidente da Freguesia, Vasco Morgado e às pessoas que além do seu profissionalismo dão o seu coração. Foi para mim um prazer e um privilégio.”, acrescentou.